» » » » » » PARA QUE HAJA MANTIMENTO

“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós bênção sem medida.” (Bíblia Sagrada, Livro do Profeta Malaquias, capítulo 3, versículos 10 a 12 ).

     Este provavelmente é o versículo mais criticado atualmente por muitas pessoas ditas cristãs.

     O ato de dizimar e ofertar para manter uma igreja é visto por muitos como algo ultrapassado, desgastado e até mesmo (!) pecaminoso... Outros acham que dizimar e ofertar é ser explorado pelos mais “espertos”.

     Para quem pensa dessa maneira, é bom parar agora mesmo de ler este texto, e ir fazer outra coisa. Mas para quem ainda acredita no dizimar e ofertar, vamos adiante.

     Pergunto: Como, em nome de Deus, contribuir para a igreja local (denominação) pode ser algo contrário à vontade divina ? como chegamos a esse ponto ?

     A única conclusão possível é que está dando muito certo a estratégia de Satanás em tentar algumas lideranças religiosas para que cometam exageros e desmandos no uso dos recursos financeiros das igrejas. Com isso, as pessoas se escandalizam e vêem como única saída parar de contribuir.

     A finalidade do dízimo e das  é deixada muito clara no texto bíblico: para que exista MANTIMENTO na Casa de Deus.

     Claro e evidente que MANTIMENTO aqui não significa simplesmente gêneros alimentícios.

     Podia ser assim no Antigo Testamento, em que o dinheiro pouco valia e os recursos eram em gado e comida. Mas o princípio bíblico deve ser revisto à luz dos dias atuais.

     Aliás, mesmo no Antigo Testamento as contribuições dos israelitas não eram somente em gado e comida, mas também em dinheiro. Além do que, elas serviam para manutenção dos sacerdotes e levitas, com suas famílias. E por fim: os levitas também dizimavam do que recebiam. VEJA O LIVRO DE NÚMEROS CAPÍTULO 18. E ainda, LIVRO DE NÚMEROS CAPÍTULO 3 VERSÍCULOS 47 A 50.

     Portanto, dízimo e ofertas nunca foram somente alimento, como também dinheiro. E passados quase 3mil anos da época em que os israelitas peregrinavam no deserto, ofertar e dizimar em dinheiro com certeza é muito mais prático, numa época de grande circulação de valores e mercadorias de forma eletrônica.

     Voltamos então ao ponto: o que se deve fazer com esses recursos ? MANTIMENTO NA CASA DE DEUS.

     Devemos entender MANTIMENTO como TODO RECURSO NECESSÁRIO À MANUTENÇÃO DA VIDA E DAS ATIVIDADES DA IGREJA LOCAL.

     Energia elétrica, água encanada, locação, pagamento de funcionários e obreiros de tempo integral ou de meio período, são algumas das despesas imprescindíveis ao local de culto.

     Mas não é só.

     A igreja local não é uma empresa, e sim uma entidade religiosa sem fins lucrativos, porém ainda assim necessita se mostrar regular perante a legislação desta .

     Livro-caixa e documentação financeira e fiscal podem ser exigidos a qualquer momento pelos órgãos competentes, sendo necessário que alguém com conhecimento técnico faça isso. Se houver um contador profissional entre os fiéis, isso lhe pode ser confiado. Mas e se não houver ? Terá que ser contratado e pago. Com quais recursos ?

     A igreja local deseja realizar uma cruzada evangelística. Locação de palanque/palco, sonorização, assentos, impressão de folhetos, são algumas das despesas que virão. Como supri-las ?

     A igreja local quer realizar um almoço de confraternização com os jovens da congregação, para recepcionar os novos convertidos e reforçar o discipulado. Locação de mesas, compra de alimentos e brindes para são algumas das despesas. Vai cair do céu ? Claro que não.


Por tais razões, a igreja local não deve usar todos os recursos que entrarem como receita, e precisa manter uma parte deles aplicada em contas bancárias passíveis de serem movimentadas pelo tesoureiro. Ela não deve trabalhar com caixa zero, pois as necessidades surgem a todo instante, e não periodicamente.

     Claro que esses são problemas que as comunidades dos chamados “cristãos pós-denominacionais” não apresentam, pois de tão pequenas e irrelevantes na sociedade local, podem se dar ao luxo de realizar pequenas reuniões que não demandam essas despesas. Mas estamos aqui falando dos cristãos denominacionais, cerca de 99% dos evangélicos brasileiros, que vivem no mundo real e enfrentam diariamente situações como essa, além de outras.

     Diante disso, continua sendo válido o modelo deixado no Antigo Testamento, no sentido de que os membros e congregados de uma igreja local ofertem e dizimem para suprirem as necessidades de manutenção dos templos, despesas com o sacerdócio, além da obra de evangelização e assistência social

Sobre Unknown

Edilson Pereira é pregador do Evangelho há 20 anos, tendo ministrado a Palavra de Deus em vários estados do Brasil. O mesmo é Professor de EBD, Escritor e Blogueiro.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário abaixo:

Esclarecimento público:

Esclarecemos a todos os leitores que o SERMONÁRIO DIGITAL publica textos e diversos estudos de diversos autores com base na Bíblia Sagrada, assim todos os textos aqui publicados almejam única e exclusivamente o conhecimento bíblico.

Destacamos que quaisquer citações ao Antigo ou Velho Testamentos não podem ser interpretadas no sentido literal e sim analisadas num contexto muito mais amplo, tanto do ponto de vista histórico como religioso, portanto o SERMONÁRIO DIGITAL não fomenta e não incentiva a prática de nenhum tipo de descriminação religiosa, sendo assim não incentivamos nenhum tipo de agressão à pessoas que professem sua fé de modo diferente, analisamos exclusivamente doutrinas e não pessoas, ou seja, valorizamos a união na diversidade de opiniões pois acreditamos que o verdadeiro cristianismo é solidamente baseado no amor.

O objetivo deste site é a divulgação de esboços e estudos bíblicos elaborados conforme a opinião de cada autor, e nenhum texto reflete obrigatoriamente a opinião de seus responsáveis.